Rondônia, Brasil, terça-feira, 07 de dezembro de 2021, às 16:55:17 - Email: [email protected] - Telefone: 69 9957-2377


Saude50 mil vacinas de segunda dose já aplicadas em Vilhena, veja programação...

50 mil vacinas de segunda dose já aplicadas em Vilhena, veja programação e avanço da imunização no município


Foto: Divulgação

Vilhena chegou nesta segunda-feira, 8 de novembro, à marca de 50 mil vacinas de segunda dose aplicadas no município, representando quase 70% da população vacinável. Atualmente a cidade disponibiliza vacinas de manhã e de tarde, de segunda a sexta-feira, para 1ª, 2ª e 3ª dose em postos de Saúde e na Avec, conforme programação abaixo.

“É muito bom ver que Vilhena está enfrentando com o melhor que tem essa pandemia: dedicação dos profissionais, seriedade dos vacinadores, cuidados da população e comprometimento de todos em prol do fim da doença. Com este marco de hoje fica evidente como a vacinação ajuda a interromper a transmissão, visto que os números reduziram muito desde que a maior parte da população estava protegida”, explica o prefeito Eduardo Japonês.

- Publicidade -

Com uma população vacinável (maior de 12 anos) com 73,4 mil pessoas, Vilhena já vacinou 97,2% desse público com a primeira dose, tendo aplicado 71,3 mil doses. Este índice é maior que a média estadual, que está em 93,1% e também maior que a média nacional, que está em 97%.

- Publicidade -

Por sua vez, as 50,2 mil vacinas de segunda dose representam 68,8% da população vacinável, e as 4,1 mil terceiras doses são 5,6%. No total já são mais de 120 mil doses aplicadas no município. “Aqueles que se vacinam estão protegendo a si mesmos e também aos outros, porque como eles vão ter menos chances de manifestar sintomas, vão transmitir menos. Então, mesmo que você ache que é mais forte que a covid-19 por ser jovem ou atleta, vacine-se, pois outros próximos de você podem não ser”, explica a coordenadora do Setor de Imunização, Sueli Aparecida.

PROGRAMAÇÃO – A primeira dose está disponível para todos os públicos com 12 anos ou mais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todos os postos de Saúde. A segunda dose está disponível para todos os públicos com 12 anos ou mais e que tenham tomado a primeira dose há pelo menos 28 dias. O local de vacinação é a Avec, sendo de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na sexta-feira apenas até as 12h.

Já a terceira dose está disponível para todos os públicos que tenham tomado a segunda dose. Para aqueles com 12 a 59 anos, o intervalo da segunda para a terceira dose deve ser de seis meses ou mais e para aqueles com 60 anos ou mais o intervalo é de quatro meses ou mais. A terceira dose é aplicada nos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também na Avec de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na sexta-feira apenas até as 12h.

Dúvidas sobre a vacina pode ser sanadas pelo WhatsApp institucional da Saúde, 3322-2945.

POR: Semcom


VEJA MAIS NOTÍCIAS

- Anúncio-

Agricultura

Mais notícias

- Anúncio-